Intimidade na vida a dois.

Para um relacionamento fluir saudavelmente a intimidade entre o casal é algo fundamental. Apesar de alguns relacionarem esta palavra apenas ao contexto sexual, sabemos que quando falamos de intimidade também implica em aspectos como a confiança, a cumplicidade e respeito. A intimidade diz respeito ao casal, exige a dedicação de ambos. Isso vale desde questões como comentar com amigos e parentes algo que lhes aconteça, até algo da intimidade mais reservada. Quando acordos e negociações são bem estabelecidos as coisas fluem com muito mais facilidade e não menos importante a intimidade no aspecto sexual também tende a melhorar.

A intimidade acontece quando há uma comunicação cuidadosa. É importante que o casal seja capaz de falar sobre o que é bom ou não e também ser capaz de escutar o outro. Sem acusações, mas de uma forma respeitosa e empática.

Seu relacionamento tem intimidade?

Você sabia que a intimidade numa relação independe do tempo, visto que ser intimo do seu cônjuge quer dizer que há confiança na relação. A intimidade entre o casal caracteriza-se como um espaço de compartilhamento em uma parceria, possibilitando um movimento contínuo de contribuição de ambos para que a relação possa fluir saudavelmente.

Sabemos que a intimidade ao longo dos anos pode “faltar” devido as mais variadas circunstâncias e situações, mas quando o casal tem o desejo de se reconectar podem encontrar novas formas para alcançarem a sua intimidade a partir de movimentos como:

  • Tentem fazer mais atividades juntos
  • Façam planos juntos
  • Tenham diálogos claros e sinceros
  • Tentem fazer programas diferentes
  • Não descuidem do sexo, afinal esse aspecto também se relaciona com a intimidade.

A intimidade é a melhor experiência na vida a dois, mas depende de vocês fazer acontecer e sustentá-la enquanto a relação está sendo construída e ajustada, aproveitem os momentos que vocês dois estão vivendo e permitam-se aprender um com o outro (a). Quando falamos de intimidade numa relação á dois nos limitamos muito mais ao aspecto sexual e os casais esquecem que ser íntimo do seu cônjuge também esta diretamente ligada ao aspecto emocional, não menos importante no relacionamento.

Você já ouviu falar em intimidade emocional?

Intimidade emocional entra em contato com a inteligência emocional, comunicação e à sensação de conexão com o seu companheiro (a). Características como paixão e romance, sentimento de proximidade com seu cônjuge muitas vezes se concentra na comunicação ou conflitos emocionais. A intimidade emocional entre casais diminuiu muito hoje em dia. Sabemos que muitos casais não se sentem mais felizes, e a maioria se sustentam na relação por causa de seus filhos. Um relacionamento baseado no silêncio se torna insuportável e conflituoso, podendo levar à separação.

Quando vocês estão emocionalmente conectados como um casal, vocês constroem um relacionamento pautado na confiança e respeito. A intimidade emocional traz várias mudanças em um relacionamento, e isso fará com que os dois decidam manter o relacionamento. Os casais emocionalmente íntimos compartilham um vínculo que beneficia a saúde do relacionamento, intensificando o amor e aumentando a satisfação sexual.

A terapia de casal é uma ótima opção para você trabalhar sua intimidade com o seu cônjuge contribuindo para que vocês se reconectem.

Como está a intimidade no seu relacionamento? A terapia de casal pode ajudar a conquistar uma relação mais saudável.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.  

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress