Há conflitos e desarmonia na sua família? Tudo bem! As relações familiares muitas vezes estão carregadas de disputas e mal estar que acabam bloqueando o relacionamento familiar.

Você sabia que a terapia familiar pode ser uma ótima alternativa para família aprender a se comunicar de forma efetiva e clara com os seus membros.

Compreende-se família como um componente básico no desenvolvimento do ser humano, representando uma característica fundamental que permite ao individuo adquirir um modelo de como ver, agir, se comunicar e se relacionar com o mundo.

Motivos para procurar a terapia?

*Com toda certeza você se identificou com algum desses pontos, não foi?

O que é terapia familiar?

A terapia familiar é o acompanhamento psicoterapêutico indicado a todos ou alguns membros da família que estejam passando por situações de conflitos. O objetivo principal é conquistar ou reconstruir a harmonia nas relações familiares, colaborando para que haja diálogo, respeito e uma convivência saudável.

Como funciona a terapia?

Para o processo psicoterapêutico familiar é importante que todos os membros participem, mas entendemos que alguns não estejam disponíveis ou que não desejem participar. Assim dependendo da situação, o terapeuta pode precisar convidar algum membro a se unir às sessões, podendo ser convidado a qualquer momento do processo.

Na primeira sessão, o profissional explica à família como funciona a psicoterapia familiar e qual papel exercerá no acompanhamento psicoterapêutico. Neste primeiro encontro é questionado a todos os membros da família qual o motivo de terem buscado a ajuda profissional, apontando suas queixas, conflitos e dificuldades.

A continuidade do processo psicoterapêutico familiar vai depender da necessidade de cada família, podendo ser  quinzenal ou mensal, com duração em média de 2h por sessão.  Assim para que o processo possa fluir e a família resolver seus conflitos é fundamental que seja colocada em prática às orientações que o psicólogo sugerir durante o processo psicoterapêutico familiar.

Como saber se a família precisa fazer terapia?​

Geralmente um ou outro membro do sistema familiar percebe que esta havendo muitos conflitos que estão gerando mal estar nas relações. Contudo muitas vezes, os sinais não são tão visíveis, por isso é necessário analisar o próprio comportamento e dos demais membros da família.

Eu recomendo a terapia familiar, principalmente, quando não é possível solucionar com diálogo questões que trazem sofrimento, seja por falta de abertura de outro membro da família ou quando não se consegue expressar emoções e sentimentos. Uma das principais funções da terapia familiar é promover e facilitar a comunicação clara e efetiva entre seus membros e assim poder alcançar uma relação saudável.

Quanto tempo dura?

A terapia de família acontece de forma quinzenal ou mensal  e tem duração de 2h. O processo se dá entre 03 a 06 meses. 

Qual o investimento da sessão de terapia familiar?

O investimento da sessão de terapia familiar pode variar em função do tempo e da periodicidade das sessões. A duração do processo dependerá de cada caso e da necessidade de cada família, podendo chegar até um ano, aproximadamente.

Qual será o meu papel?

O psicoterapeuta pode trabalhar sozinho, ou então, ter um parceiro que chamamos de coterapeuta, o recomendável é que seja um homem e uma mulher, porque, se houver dois homens ou duas mulheres pode gerar desconforto para a família. Mas essa é uma questão relativa, não é regra o coterapeuta ser do sexo oposto.

Quando o terapeuta identificar situações de estresse e apreensão, é necessário fazer uma pausa, onde os envolvidos possam recuperar sua energia, como o profissional também consiga recuperar sua energia e reestruture a dinâmica.

Agora já sei que você deve estar se perguntando: - Quais os BENEFÍCIOS da terapia de família? Vamos lá!

Quantos benefícios maravilhosos a terapia familiar pode promover para a sua família. Bom, a minha função como terapeuta não é de julgamento e muito menos apontar erros no modo de funcionar da família. Eu atuarei como mediadora, organizando o diálogo e possibilitando que todos tenham a oportunidade de expressar suas angustias e inquietações. Esse trabalho é feito a partir de uma escuta verdadeira e respeitosa sobre os desconfortos que afetam o núcleo familiar.

Preparados para conquistar harmonia familiar?

Todos os membros do sistema familiar precisam estar disponíveis e comprometidos com o processo de um modo geral.​

Esse texto é de caráter informativo, caso você tenha algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um psicólogo especialista em terapia de casal para resolver suas questões.

plugins premium WordPress