Relacionamento é aceitar que haverá mudanças ao longo do tempo.

Há uma fala comum entre os casais – que início de relação é tudo muito lindo, tudo parece ser maravilhoso, perfeito. Esta é uma queixa frequente que tem chegado ao consultório, tem sido cada vez mais comuns casais abordarem esse conflito de que o seu companheiro(a) não é mais o mesmo do começo do relacionamento. Mas também sabemos que o início de uma relação significa entrar em contato com diferentes obstáculos que teremos de superar. É algo inevitável e comum no relacionamento, já que estamos num movimento de conhecer a fundo seu amor e assim você vai tentando se ajustar com a pessoa.

Se você espera passar o resto da vida junto com alguém, é importante compreender que os dois passarão por muitas mudanças. Mudanças de visual, de emprego, de gosto musical, de interesses, de religião, de filosofia de vida, de opinião. Com as inúmeras mudanças ao longo de nossas vidas, percebemos que não só relacionamentos amorosos, mas também amizades podem acabar porque um dos envolvidos pode não se permitir que o “outro” passou por transformações. É necessário respeitar e acolher, afinal todos nós passamos por mudanças, visto que a vida é um movimento constante.

Se comprometer com alguém, é de fato não saber com quem realmente você está se comprometendo. Você sabe quem a pessoa é hoje, mas não tem ideia de quem ela vai ser em três, dez anos, e assim por diante. É preciso estar preparado para o inesperado, e se perguntar se ainda existe uma admiração pelo seu companheiro(a), independentemente dos detalhes superficiais porque esses detalhes em algum momento irão mudar.

Relacionamento é estar num processo constante de adaptação, e ao longo dos anos surgirá sim conflitos, o que é normal, visto que não há perfeição o “tempo todo”. A questão é como o casal irá se ajustar, renegociar seus novos modos de ser e como a relação se encontra no momento. Assim, é inevitavelmente acontecerá um processo continuo de descoberta e redescoberta do seu companheiro(a) na sua relação.

5 dicas para manter o relacionamento saudável ao longo do tempo.

  1. Tenham expectativas realistas sobre o seu relacionamento – sabemos que não dá para viver um “mar de rosas” para sempre, de certo haverá dificuldades para manter uma relação estável e saudável.  O amor é um compromisso constante com alguém, independentemente das circunstâncias presentes.
  2. Aprender a se comunicar – a comunicação é um dos principais desafios apresentados aos casais, em todas as etapas da relação. Para que a comunicação seja saudável, temos que aprender a expressar o que precisamos. A relação a dois é estar constantemente aberto para fazer acordos e por vezes refaze-los e renová-los para que o casal consiga fluir saudavelmente, claro que é preciso ter parceria e uma boa comunicação para se possa alcançar um relacionamento feliz e com qualidade.
  3.  Aceitem que vocês dois vão mudar ao longo do tempo – essa é um fator que acontecerá de um modo ou de outro, afinal não somos seres estáticos e sim em constante movimento, mudança e transformação. Então não se assuste com as mudanças, mas tentem se ajustar e dialogar diante delas.
  4. Não deixem de fazer pequenos gestos para manter o romance – acreditem por simples que pareçam, pequenas atitudes como jantar juntos, segurar a mão enquanto assistem a um filme ou levar um presentinho de surpresa são fundamentais para manter um relacionamento saudável e garantir que vocês não virem simplesmente colegas de quarto.
  5. Procurar ajuda – esta é uma dica fundamental para você que deseja melhorar seu relacionamento. As dicas que falei até o momento são simples e fáceis de serem colocadas em prática, mas claro, exigem esforço e dedicação do casal para que vocês possam alcançar bons resultados. No entanto, nem todos os casais conseguem coloca-las em prática, então nesses casos se faz necessário buscar auxílio de um Psicólogo pode ajudar você e seu parceiro(a) a entrar em contato e compreender melhor a dinâmica vivida no seu relacionamento.

E você tem aceitado as suas mudanças e a do seu companheiro(a)? A terapia de casal pode lhe ajudar a ter um relacionamento mais saudável.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas. 

Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress