Eu costumo dizer que a terapia de casal não é a última opção e muito menos a luz no fim do túnel, mas sim, uma oportunidade singular do casal aprender a ter uma relação mais saudável, em que cada um compreende a importância de que se não estiverem bem de maneira individual, certamente um afetará o outro; embora muitos casais cheguem ao consultório relatando que a busca por terapia de casal é a última opção para conseguirem resgatar a relação, pois já tentaram de tudo.
Será mesmo que realmente tentaram, ou acharam que tentaram?
A terapia de casal é uma das modalidades da psicologia clínica que tem tido um aumento substancial nos últimos anos. Os casais começam a se interessar mais em cuidar da relação, logo têm se permitido a busca de ajuda do Psicólogo (a) especialista em terapia de casal.
O objetivo principal da terapia de casal é contribuir para a resolução de conflitos, propondo ao casal uma maior abertura a fim de que possam aprender a dialogar com mais clareza e efetividade na relação; uma vez que a falta de diálogo é uma das demandas mais recorrentes na relação a dois. Contudo, muitos casais quando me procuram para fazer terapia costumam ter a seguinte fala “Dra., salve o meu casamento/relacionamento”, ou seja, a grande maioria dos casais realmente procuram a terapia de casal quando estão desesperados e a relação está bem desgastada e, é onde o diálogo entre eles já quase não existe mais.
Contudo, sabemos que nenhum Psicólogo (a) tem o poder de salvar o relacionamento de um casal, a não ser que realmente o casal esteja disposto e disponível a trabalhar seus conflitos que os estão impedindo de fluir saudavelmente na relação.
Na realidade, o sucesso da terapia de casal depende muito mais do comprometimento do casal com o processo em que estes realmente possam se disponibilizar para que consigam trabalhar as questões que emergem como conflituosas na relação, do que propriamente do terapeuta. Obviamente que o terapeuta precisa executar um trabalho que exija competência e ética para que o casal venha a ter bons resultados. Diante dessa dinâmica, o terapeuta e o casal necessitam trabalhar em parceria. Eu costumo dizer para os casais que me procuram que o meu trabalho é 40%, os outros 60% são eles aprendendo a trabalharem juntos, lado a lado.
O papel do terapeuta caracteriza-se por identificar e compreender a dinâmica relacional da história de vida do casal para que seja possível trabalhar de maneira a possibilitar ao casal uma maior ampliação da sua relação, uma vez que muitas vezes um ou outro não consegue perceber que seus respectivos comportamentos afetam o relacionamento no dia a dia.
Lembrem-se: Vocês funcionam como um sistema, logo se afetam a todo instante, por isso a necessidade de cada um se cuidar de maneira individual para que possam estar nessa relação de forma mais tranquila e saudável.
Quando devo procurar ajuda de um (a) Psicólogo (a) para melhorar o meu relacionamento?
A resposta é relativa, não tem um momento exato para se procurar ajuda de um profissional, cada casal tem a sua própria história. A grande maioria dos casais realmente procura quando a relação está por um fio, enquanto outros buscam quando os problemas começam a aparecer. Sabemos que o tempo cronológico da história do casal também está relacionado à intensidade e frequência dos conflitos na relação causando ao casal muitas mágoas e desgaste.
O mais importante aqui é o casal buscar ajuda quando compreenderem que precisam e que seja um acordo de ambos quererem fazer terapia. Obviamente que a terapia de casal não se dá apenas para aqueles casais que já não conseguem mais ver a luz no fim do túnel, mas também para aqueles que, quando percebem que os conflitos e desentendimentos começam a dar sinais, entendem que é o momento de buscar ajuda e orientação de um profissional capacitado.
Principais causas que afetam os casais e os fazem procurar terapia.
Sabemos que as causas são as mais variadas e que o número de divórcios tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Claramente os fatores que têm gerado tantos divórcios são muitos, os mais comuns são: falta de diálogo, impaciência, ciúmes, traição, dificuldades financeiras, questões relacionadas à vida sexual, insegurança, agressão física e psicológica, uso excessivo do celular, perda de respeito e admiração, entre outros.
Contudo, não necessariamente um casal que esteja passando por uma crise apresentará todos os fatores citados acima, mas os que manifestam podem se caracterizar como acúmulos de situações que não foram resolvidas ao longo do relacionamento, logo, as mágoas também vão aumentando e o muro do silêncio vai sendo construído entre o casal.
Quando um casal chega à terapia, cada indivíduo está com a sua “armadura” e a sensação que tenho é que parece que estão num campo de batalha se confrontando o tempo todo. Não conseguem enxergar o lado do outro, uma vez que cada um quer colocar a sua verdade e não conseguem ouvir verdadeiramente o que o (a) seu (sua) companheiro (a) tem a dizer.
Como a terapia de casal pode ajudar você a conquistar uma relação mais saudável?
A terapia de casal é uma possibilidade real para que o casal possa trabalhar suas queixas e demandas que emergem na relação como desequilíbrio.
Sabemos que quando no sistema casal, cada um está disposto a reconhecer seus comportamentos que afetam a relação, se permitindo realizar mudanças necessárias, a terapia tende a funcionar, podendo de fato o casal conquistar uma relação mais saudável e tranquila no dia a dia. É possível, sim, só depende de vocês.
Os principais benefícios da terapia de casal para o seu relacionamento manifestam-se através de aspectos positivos como:
Melhora a comunicação fortalecendo a intimidade do casal
Vocês aprenderão estratégias e habilidades para conseguirem resolver os conflitos que emergirem na relação;
Vocês aprenderão a desenvolver mais empatia para conseguirem compreender melhor as necessidades um do outro.
Melhora a intimidade sexual e emocional no relacionamento
A relação encontrará o seu ponto de equilíbrio dentro das diferenças individuais.
Melhora a qualidade geral do relacionamento obtendo maior satisfação em viverem juntos.
São muitos os benefícios da terapia de casal para o seu relacionamento. Se você está vivendo uma relação em que há mais conflitos do que harmonia e bem estar, esse é o momento de buscar ajuda de um profissional Psicólogo (a) especialista em Terapia de casal para lhe ajudar a conquistar uma relação mais saudável.
Busque ajuda de um Terapeuta de Casal e conquiste uma relação mais saudável e feliz.
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.
Esse texto é de caráter informativo, caso você esteja passando por algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um Psicólogo especialista em terapia de casal para lhe ajudar a lidar com tais questões.