5 dicas para evitar brigas no seu relacionamento

Sabemos que a decisão de um casal de unir-se, casar ou morar juntos traz muitos desafios e aprendizados, afinal são duas pessoas com histórias de vidas diferentes que agora precisam encontrar um ponto de equilíbrio entre suas bagagens. Contudo, entendemos que este feito não é fácil, muitas vezes o casal, por não conseguir se expressar com efetividade, acaba tendo muitas brigas pelo fato de que cada um quer fazer valer o seu ponto de vista.

Todo relacionamento perpassa por fases que podem fortalecer ou fragilizar o casal. A convivência do dia a dia impõe muitas responsabilidades, questões financeiras, casa, criação dos filhos que exigem um movimento constante de acordos, negociações e paciência.

Todavia, muitos casais não conseguem negociar ou chegar a um ponto em comum que seja satisfatório para ambos, o que acaba gerando muitas brigas na relação e, consequentemente, fragilizam a intimidade do casal.

O que pode gerar crises no seu relacionamento?

Primeiramente, precisamos compreender e aceitar que conflitos e desentendimentos são comuns nas relações e claro que nem sempre são disfuncionais para o relacionamento, pelo contrário, alguns conflitos servem para que o casal consiga se ajustar e alinhar alguns pontos necessários para ambos.

A grande questão é quando esses conflitos, desentendimentos e brigas se tornam excessivos e o casal acaba perdendo o controle, podendo ocasionar o fim do relacionamento.

São numerosos os motivos que causam crises no casamento, e claro, vai depender de cada casal, uma vez que cada um constrói de maneira única e singular sua história de amor. Contudo, muitas crises originam-se da falta de maturidade psíquica do casal. É preciso entender que os desafios e conflitos da vida a dois sempre existirão, é normal, mas o que vai determinar o sucesso da relação é como vocês lidam com estes desafios e conflitos.

Eu costumo dizer que não basta só identificar os conflitos, mas e depois de entrar em contato com os conflitos, o que casal pode fazer para resolvê-los? Muitos casais focam tanto nos conflitos que acabam não tendo energia para os resolverem.

Você tem enfrentado muitas brigas e conflitos no seu relacionamento e não sabe mais o que fazer para evitar isso? Então, você chegou no lugar certo!

É importante que vocês – casal – permitam-se minimamente se apropriarem das dicas aqui sugeridas, é claro que estas não vão resolver por completo suas questões, por isso é interessante que possam procurar um Terapeuta de casal para ajudá-los a trabalhar seus conflitos e dessa maneira sejam capazes de viver uma relação saudável e harmoniosa.

Vamos às 5 dicas que podem lhe ajudar a acabar com as brigas no seu relacionamento.

1. Reconheça quando você estiver errado(a) – essa é uma das dicas mais importantes, pois sabemos que muitos têm dificuldades de reconhecer seu erro, visualizando sempre o erro do(a) companheiro(a) acaba não enxergando o seu. Lembrem-se, vocês – casal – se afetam o tempo todo. Então, cuidado.

Tente vê a situação de forma total e permita-se aprender algo novo. Quando você reconhece o seu erro, está estreitando os laços de confiança com o seu cônjuge.

2. Busque desenvolver seu autoconhecimento – quando você se conhece melhor, consegue perceber quais são os seus limites, certamente terá uma maior probabilidade de entrar em contato com os erros e um maior equilíbrio das suas emoções num momento de conflito. Se você está bem de forma individual, conseguirá lidar melhor com os desentendimentos na relação com mais inteligência emocional.

3. Evite discutir com a cabeça quente – quando um não quer dois não brigam. No momento de briga é extremamente difícil compreender e aceitar que há algo de errado na sua concepção. Por isso é importante que cada um reconheça quando deve parar uma briga que naquele momento não conseguirão resolver. Então o ideal é que vocês tentem se acalmar para só

depois poderem conversar com mais efetividade e visualizar o ponto de vista com mais clareza.

4. Conversem com mais clareza e sinceridade – sabemos que estas duas características nem sempre se fazem presentes nos diálogos entre os casais. Percebo que existe um movimento dos casais de “achar que seu(sua) companheiro(a) tem que adivinhar o que você quer falar, ou ele(a) deveria ter percebido que fiquei chateado(a) com aquela situação”. Esse tipo de situação pode gerar aquele movimento de um dos membros da relação guardar tudo para si, tal movimento está relacionado com a sua maneira de lidar com as habilidades socioemocionais. E como estão suas habilidades socioemocionais?

5. Validem os acordos e negociações feitos – lembrem-se, acordos e negociações só valem a pena ser feitos se vocês os colocarem em prática, cada um precisa fazer a sua parte para que estes possam funcionar.

Permitam-se questionar: O que cada um deve e pode fazer pelo relacionamento? E busquem trabalhar em parceria, vocês podem aprender muito um com o outro, se forem mais empáticos e inteligentes emocionalmente.

Para se manter num relacionamento saudável é necessário trabalhar em parceria diariamente, cada um precisa sim, fazer a sua parte, tentando sempre buscar as melhores estratégias para lidar com os conflitos que podem surgir no dia a dia.

Lembrem-se de que em vez de gastar energia com os conflitos vocês podem canalizar energia para resolvê-los, é algo que realmente depende de vocês para terem uma relação mais saudável e harmoniosa.

E você enfrenta muitas brigas e desentendimentos no seu relacionamento? Cuidado! Estes fatores desgastam e fragilizam demais a relação.

Busque ajuda de um Terapeuta de Casal e conquiste uma relação mais saudável e feliz.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.  

Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Esse texto é de caráter informativo, caso você esteja passando por algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um Psicólogo especialista em terapia de casal para lhe ajudar a lidar com tais questões.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress