Terapia Infantil – tudo o que você precisa saber.

Como funciona e qual sua importância no processo do desenvolvimento da criança?

Sabe-se que é na primeira infância se constrói o alicerce para uma vida adulta saudável, a base onde serão fixadas todas as estruturas para a vida. Com certeza é a base de tudo, como uma árvore que, bem estabelecida suportará o que pode vir: as estações do ano, tempestades, bons e maus tempos. Enfim, aquilo que é bem construído poderá desenvolver-se suportando seu crescimento e transformações.

Infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano – Piaget.

A infância é uma etapa para aprender, sentir, relacionar-se, comportar-se e desenvolver-se ao longo da vida. No entanto, esse desenvolvimento só ocorrer de forma plena se a criança for estimulada. Sabe-se que a criança é um ser ativo, singular e em constante desenvolvimento, assim quando o brincar é disponibilizado para a criança suas possibilidades de expressão das emoções, comunicação e interação com o terapeuta e seu mundo ampliam.

Sabemos que por as crianças se tratar de um grupo diferenciado emocionalmente diferente dos adultos, os métodos de terapia infantil não podem ser os mesmos. O processo de psicoterapia infantil faz-se necessário a tríade terapeuta-criança-pais, para que o processo possa funcionar em harmonia, voltando-se para o bem-estar da criança. É importante ressaltar que a primeira sessão deve ser com os pais (pai, mãe, cuidador da criança) para que se possa conhecer a história de vida da mesma.

Será que criança não sofre, não fica triste?

É preciso tirar essa ideia de que a vida da criança é um “conto de fadas”. Criança tem sentimentos, sente dor, fica triste quando é desrespeitada e pode reagir de forma agressiva não porque é má, mas justamente porque ainda não consegue lidar com esse turbilhão de emoções. Precisamos entender que nem todo comportamento ou situação que a criança esteja enfrentando irá desaparecer com o tempo. É preciso tomar cuidado quanto a isso, mas também, é necessário entender que existem comportamentos que são próprios da infância e que sim irão desaparecer com o tempo.

Mas qual o real objetivo da terapia infantil  e como pode ajudar no desenvolvimento da criança?

A psicoterapia infantil apresenta-se com objetivo de melhorar a qualidade de vida da criança, proporcionando uma infância saudável. O psicoterapeuta vai ajudar a criança a identificar os seus medos e insatisfações. A ludoterapia é uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se constitui em fazer com que a criança brinque, permitindo que ela se sinta mais livre para falar sobre si. Durante o brincar a criança apresenta situações utilizando bonecos, jogos e brinquedos, em geral, é a forma da criança experimentar seu mundo e aprender mais sobre o mesmo. Na brincadeira, ansiedades e conflitos são muitas vezes elaborados e trazidos à tona com mais facilidade. Assim, o brincar no processo psicoterapêutico da criança é considerado como uma técnica utilizada para facilitar seu desenvolvimento, aprendizagem e interação social.

A importância da família no processo psicoterapêutico da criança.

Outro fator fundamental é a orientação aos familiares da criança, pois costumam surgir dificuldades para lidar com os filhos nessa fase. É preciso estar muito atento ao comportamento das crianças. Os pais ou cuidadores precisam estabelecer um vínculo com a criança, ou seja, fazer parte do cotidiano dessa criança de forma plena.

Muitos são os benefícios da psicoterapia infantil tanto para a criança quanto para os seus familiares.

  • Habilidades de comunicação: A criança aprende a falar sobre seus sentimentos e identificar suas emoções.
  • Autonomia: a criança vai ganhando autoconfiança na realização de atividades do dia a dia.
  • Habilidades sociais: Adquire um maior repertório em habilidades sociais.
  • A criança passa a entender o seu valor como pessoa: Desenvolvimento da autoestima.
  • Senso de responsabilidade: Trabalhar questões com a criança e com a família que ajudem a criança a desenvolver o senso de responsabilidade.

Cuide da saúde emocional do seu filho(a).

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress