Terapia Familiar, o que é?

Como Funciona a Terapia Familiar?

A família configura-se como um sistema que inclui pais, filhos, avós e até mesmo pessoas que não sejam da família, mas que sejam próximas a ela. O objetivo da terapia familiar baseia-se em diálogo entre as partes envolvidas que muitas vezes, esse meio de comunicação precisa ser resgatado, em outros casos, esse meio relacional precisa ser construído.

O papel do terapeuta é prestar atenção a tudo que acontece, ouve e vê e experiência para que seu trabalho seja efetuado de maneira que se possa facilitar essa via de comunicação, relação da família.  A partir de um dado momento, algo vira figura e poderá ser pedido para a família conversar sobre o que foi observado, ou então, sugerir um experimento para expandir sua observação, ou até ensiná-los um novo comportamento. No final, é preciso fechar o trabalho que foi feito no sentido de uma compreensão dos familiares ou mesmo apontar algo que foi aprendido por um ou por todos.

O conceito de Família

O conceito de família é variável dentro de cada estrutura, cada família tem sua própria configuração. É importante entender quem e o que constitui aquela família. Lembrando que os “agregados” têm um papel importante dentro desta organização. Uma estrutura familiar pode mudar conforme determinada situação ou evento ocorrido. Por exemplo, o filho que se casa e sai de casa ou se casa e permanece morando na casa dos pais. Assim se faz necessário entender que os limites de uma família são fluidos e contínuos.

Atualmente, felizmente após muitos e muitos debates envolvendo diversos setores da sociedade, o direito brasileiro assumiu de que a constituição familiar fundamenta-se no afeto. Esse entendimento substitui o anterior, que baseava a família no matrimônio e na procriação.

Assim cabe ressaltar aqui que não há uma forma “receita” certa ou errada do funcionamento, visto que cada família\sistema tem seu próprio modo de funcionar. Por isso a importância de esclarecer para as famílias o que eles fazem bem. Descobrir como estão agindo dá um suporte importante para descobrir como estão, para aceitar melhor o processo terapêutico e fortalecer o potencial de mudança.

Atenção

A referência de saúde da família constitui-se na capacidade de mudança. Todavia, é preciso lembrar que tais mudanças não ocorrem somente na terapia, mas sim, na rotina familiar, vida, cada membro da família fazendo sua parte no processo psicoterapêutico e na vida esta pode descobrir novas formas de ajustarem e se reconectarem de maneira mais saudável. Cada família tem ciclos distintos que representam o estágio de desenvolvimento de cada grupo ou até de cada componente familiar.

Como está o seu relacionamento familiar?

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.


Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress