Relacionamento é construção diária
Quando o assunto é relacionamento, sabemos que não dá para viver um “mar de rosas” para sempre, de certo haverá dificuldades para manter uma relação estável e saudável. Enfrentar dificuldades é algo normal, afinal não existe perfeição em relacionamentos, pois os momentos difíceis existem ao iniciar, manter e também ao finalizar uma relação, o que nos leva a refletir sobre a importância de estarmos sempre buscando nos ajustar diante destas situações experienciadas ao longo de nossas vidas.
Na prática, a vida moderna a dois é tomada pelo excesso de trabalho, educação dos filhos, preocupações financeiras, domésticas e às vezes sobra pouco tempo livre para o diálogo. Manter a saúde do relacionamento acaba sendo um desafio diário em que a paciência e o companheirismo tornam-se fatores essenciais diante de tantas dificuldades. Sabemos que lidar com a rotina não é tarefa fácil, estar em um relacionamento exige esforço e dedicação de ambas as partes, tanto no individual e como casal, pois é fundamental visualizar o “todo” na relação.
Quem nunca idealizou um relacionamento dos sonhos?
Todo mundo! E com todas as etapas e nuances perfeitas! É um bom o desejo, não é mesmo? A busca por um relacionamento saudável deve ser frequente, não é fácil, visto que haverá discordâncias e muitas vezes a comunicação será falha com o seu parceiro(a), e então nos deparamos com a grande questão:
– E agora como resolver tal conflito?
– Porque ele(a) agiu de determinada forma?
– O que está acontecendo com nosso relacionamento?
Muitos questionamentos e dúvidas irão surgir e sabemos que é natural. Diante de algumas experiências que não foram bem sucedidas você deve se perguntar como fazer dar certo seu relacionamento, o que está fazendo de errado, ou melhor, onde estão errando, visto que estar em uma relação é dividir responsabilidades, pelo menos é o que se espera.
Você já pensou que para o seu relacionamento dar certo e fluir saudavelmente, primeiro você precisa olhar para você de maneira total, permitindo-se entrar em contato com seu Eu interior, cuidando da sua saúde emocional? Quando falamos de você olhar para si primeiramente, estamos nos referindo de como você se sente consigo – isso pode refletir de forma positiva ou não na sua relação, uma vez que estar bem consigo está diretamente relacionado com seu comportamento.
6 dicas para manter seu relacionamento saudável
- Reserve um tempo para vocês – permitam-se se recriar e se ajustar mesmo diante da correria do dia a dia, sabemos que ao longo da relação vão acontecendo mudanças como a chegada dos filhos e rotinas de trabalhos. Mas é essencial para o casal ter esse tempo disponível fazer coisas juntos, seja sair para jantar, ir ao cinema, ir a um barzinho, claro que o diálogo aqui como em qualquer questão é importantíssimo, afinal relacionamento são baseados em acordos que sejam proveitosos para ambas as partes.
- Não deixe passar pequenos incômodos, pois são estes que vão desgastando a relação ao longo do tempo. Se algo está te incomodando converse com o seu parceiro(a), quanto antes é falado, melhor é para você e seu relacionamento. Lembre-se o silêncio constrói muros difíceis de serem quebrados. Converse sempre que haver necessidade, tudo importa, se é incomodo.
- A importância de não idealizar um relacionamento perfeito, afinal não existe não é mesmo. Você possui defeitos e seu par também e está tudo bem. Permitam-se dedicar um tempo para observar as qualidades um do outro e lembre-se de não comparar a sua relação com o dos outros, sua história é única.
- Relevar sempre que possível, claro que diante de muito diálogo é possível manter sua relação saudável. Sabemos que muitos relacionamentos chegam ao final devido á pequenos conflitos, nestes momentos pensar nas coisas que realmente são importantes na relação contribuem para a manutenção do relacionamento saudável.
- Elogiar, agradecer e pedir desculpas são atitudes simples, mas pode ser transformador na vida do casal. Com o passar dos anos, algumas coisas acabam se perdendo no relacionamento, por isso a importância se não se deixarem “vencer” pela rotina. Permitam-se sempre elogiar e agradar um ao outro. Lembre-se relacionamento é construção diária.
- Procurar ajuda também é uma dica fundamental para você que deseja melhorar seu relacionamento. As dicas que falei até o momento são simples e fáceis de serem colocadas em prática, mas claro, exigem esforço e dedicação do casal para que vocês possam alcançar bons resultados. No entanto, nem todos os casais conseguem coloca-las em prática, então nesses casos se faz necessário buscar auxílio de um Psicólogo pode ajudar você e seu parceiro a entrar em contato e compreender melhor a dinâmica vivida no seu relacionamento.
Se esta opção chamou sua atenção, marque uma consulta agora mesmo clicando aqui.
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.
Fazer terapia de casal é um investimento na saúde do seu relacionamento. Permita-se buscar ajuda e melhorar sua relação. Pense nisso!
- Competição entre o casal e seus impactos no relacionamento
- A influência das famílias de origem na vida a dois: Encontrando o equilíbrio.
- 10 Maneiras Criativas de Renovar o Romance no Dia dos Namorados.
- Fortalecendo a Intimidade: Estratégias eficazes para tornar o casamento mais saudável e feliz.
- Comunicação sincera: A chave para um relacionamento sem mentiras.
Gilmara Sousa, Psicóloga