Sabemos que relacionamento não é fácil e ao longo da vida á dois surgirão conflitos e mal estar na relação, o que é inteiramente normal quando se vivem juntos. Contudo o convívio proporcionará além de momentos agradáveis, situações inevitáveis como conflitos, estresse no dia a dia. Muitas vezes discutir sobre algo que está perpassando a relação do casal é importante e necessário para manter o equilíbrio conjugal.
E porque há discussões e conflitos na relação? Simplesmente porque os indivíduos que formam o casal são diferentes, afinal não existem casais sem diferenças, e que bom, não é mesmo. A questão é como essas diferenças são vistas pelo casal, se há respeito e aceitação um do outro para que assim possa haver harmonia na relação, ou melhor, como o casal gerencia os conflitos e conseguem chegar a uma melhor negociação para solucioná-los. Isso se caracteriza como Inteligência Emocional do casal.
Você sabia que pesquisas mostram que os maiores motivos que levam os casais brigarem são:
- Falta de diálogo – quando o casal consegue dialogar a relação torna-se mais saudável, afetiva e efetiva para ambos. Não deixem de conversar sobre os incômodos do cotidiano.
- Divisão de tarefas domésticas – é necessário e fundamental para não sobrecarregar apenas um. Afinal conviver junto é ter responsabilidades também com os afazeres domésticos, como também é um momento que o casal pode aproveitar juntos.
- Frequência sexual – pesquisas mostram que ao longo dos anos, casais diminuem a frequência sexual. Para muitos casais este é um assunto recorrente na relação e que muitas vezes ocasionam conflitos. O casal também precisa se permitir conversar sobre esse tema e procurar entender o que esta acontecendo para que assim consigam melhorar nesse ponto, evitando ressentimentos e mágoas posteriores.
- Uso excessivo no celular – o uso do celular tem contribuído para fragilidade nas relações. Você já passou pela situação no qual é chamada a “atenção” do seu companheiro (a) porque estava vidrado nessa ferramenta, que convenhamos muitas vezes “prende” mesmo nossa atenção. Permita-se quando possível, deixar o telefone de lado ou desligue durante conversas importantes ou alguma atividade que estejam fazendo juntos.
- Falta de organização da casa e dos objetos pessoais – muitas discussões se se caracterizam pelo fato de um organizar mais a casa do que o outro, como também situações como deixar que uma toalha na cama ou sapatos fora do armário pode gerar conflitos e brigas no relacionamento.
- Questão financeira – sabemos que relacionamento abrange questões afetivas, emocionais e financeiras. Pesquisas trazem que casais brigam muito mais por questões financeiras do que por qualquer outra, visto que o dinheiro é algo mexe com o emocional das pessoas e as brigas podem começar porque o casal/ família possuem visões diferentes sobre.
Entendemos que conflitos vão sempre está presente no cotidiano dos casais. Desse modo, percebemos a importância do casal desenvolverem habilidades para que possam encontrar soluções e conseguirem alcançar o equilíbrio saudável na relação. Compreende-se que cada casal possui o seu próprio modo de funcionar, por isso, a necessidade de haver Diálogo de ambas as partes. Assim quando o casal fortalece sua parceria, conseguem enfrentar com mais facilidade os conflitos íntimos de maneira á alcançar interesses comuns, descobrindo soluções para os problemas.
Esses são alguns dos motivos que geram brigas e conflitos entre casais. Você identifica algum desses motivos na sua relação? Percebe que atrapalha e gera discussões no dia a dia?
E O SEU RELACIONAMENTO COMO ESTÁ? A terapia de casal pode lhe ajudar a ter um relacionamento mais saudável.
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.