Uma das principais queixas dos casais quando chegam ao consultório é a infidelidade conjugal. Quando ocorre uma traição na relação certamente se instaura um mal-estar e o casal chega destruído e com uma dúvida terrível: se continuam com o relacionamento ou se acabam com ele.
Sabemos que é difícil para ambas as partes. O que foi infiel se arrepende de sua conduta, mas o que foi traído sente-se magoado, ferido e sem saber se perdoa ou não.
Será possível um relacionamento se restaurar após uma traição?
A resposta é bem relativa, visto que cada casal tem o seu próprio modo de funcionamento. Para alguns casais, uma traição é a decadência da relação, é o fim e não tem mais como prosseguir, mas para outros pode ser uma chance para o casal se ajustar diante do que já vinha se apresentando como disfuncional na relação. Certamente não é fácil voltar a confiar naquele que foi infiel e por vezes o assunto irá emergir nos conflitos. Indubitavelmente é preciso paciência de ambas as partes. Lembre-se, cada um tem o seu próprio tempo para lidar com uma situação, respeite o espaço um do outro.
Geralmente a traição está relacionada com a procura de algo novo, diferente, o sair da “rotina”. É aqui que entram aspectos referentes a paixão e sexualidade. É importante ressaltar que a traição nem sempre está ligada com o desejo de afastamento do companheiro(a), mas sim com questões pessoais e muitas vezes pelo fato de que a relação já estava sendo corroída, passando por crises, portanto desgastada.
“Mas eu não esperava que ele a) fosse capaz de fazer isso comigo”. Essa fala é mais comum do que você pode imaginar, acredite! O que acontece é que, quando estamos numa relação desejamos que o outro preencha nossas necessidades individuais – um companheiro de confidencias, um par romântico e intelectual, um amante e amigo – tudo numa só pessoa. É possível? Talvez, mas não tenho resposta para tal pergunta, afinal não somos perfeitos e sempre haverá algo no outro que não é admirável.
A infidelidade é um processo doloroso e que compromete a confiança que se tinha na relação. Sabemos que a traição ocorre de ambos os lados, no entanto os motivos dos homens são diferentes das mulheres. Uma pesquisa realizada no Brasil em 2013, com 276 brasileiros usuários da internet, revelou que estes apontam a traição como atos de curiosidade para experimentar outros relacionamentos, questões como: desgaste no relacionamento, carência, falta de comprometimento do parceiro, antecipação de uma possível traição. Homens citam atração física, tesão, oportunidade, “galinhagem” e instinto, enquanto as mulheres apontam insatisfação com os parceiros, falta de amor, elevação da autoestima, vingança e não se sentirem desejadas pelo parceiro.
Outra questão que não poderia deixar de falar aqui, é sobre como hoje a descoberta de uma traição é mais fácil devido as redes sociais onde tudo passa da ordem do privado para o público. Certamente com o avanço da tecnologia digital pode-se considerar que houve um aumento de casos de infidelidade nas relações conjugais.
Bom, no primeiro momento o casal tenta lidar com o caos que a relação está, mas nem sempre conseguem. Então a busca pela terapia de casal é uma oportunidade de o casal trabalhar essa e outras questões que afetam a relação para que consigam se fortalecer e se reconectar. No entanto, ambos necessitam estar alinhados com o mesmo objetivo e expectava. Cada um precisa fazer sua parte para conseguirem reestabelecer a confiança um no outro outra vez. É um trabalho de parceria, ajuste e paciência para que dê certo.
Sabemos que não existe uma fórmula mágica para o casal superar uma traição, mas existe algumas formas para amenizar esse momento tão doloroso. Vale a reflexão:
- Procurem por ajuda profissional para conseguirem lidar com essa questão. A terapia de casal é um recurso importante para que ambos aprendam a se relacionar de forma mais saudável;
- Lembre-se que o processo de perdão é uma escolha;
- Tente não tomar atitudes precipitadas, se você sentir necessidade peça um tempo para digerir a situação;
- Pondere os momentos positivos que vocês viveram juntos;
- Crises no relacionamento acontecem, e está tudo bem, não existe perfeição;
- Seja humilde para reconhecer a mudança no seu companheiro (a).
Você deve estar imaginando: – até parece que é fácil assim! E não é, cada casal enfrentará o seu próprio processo e claro, nenhum artigo lhe dará conforto neste momento, obviamente. Você pode buscar ajuda de um profissional capacitado para lidar com esse momento. A terapia de casal lhes dará suporte para que vocês possam entrar em contato com os conflitos que emergem na relação e assim superarem de uma maneira mais saudável, fortalecendo os vínculos e melhorando o diálogo. É preciso de ajuda para vocês encontrem uma melhor solução que seja satisfatória para ambos
A terapia de casal pode ajudar vocês a conquistarem um relacionamento mais saudável.
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.