Como você tem se comunicado no seu relacionamento?

Você já deve ter escutado que o diálogo é um dos principais pilares para se ter uma relação saudável, mas a comunicação efetiva nem sempre está presente no cotidiano dos casais, independentemente do tempo que estão juntos. “O que percebo na minha experiência no consultório, muitos casais tem um diálogo ineficiente, inadequado e agressivo, ou simplesmente não existe em alguns casos em que a relação está “por um fio”“. Costumo dizer que precisamos aprender a dialogar, entendo que seja um exercício que necessita ser colocado em prática para que a relação venha a fluir saudavelmente.

Você deve está se perguntando e como fazer para praticar o exercício do diálogo efetivo. Abaixo, listei algumas características importantes para uma boa comunicação do casal:

  1. Empatia: capacidade de perceber os sentimentos da outra pessoa e expressar compreensão. Você sabia que existe a empatia cognitiva que está relacionado com a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Deste modo este aspecto também diz respeito ao processo do saber ouvir seu companheiro(a) para só depois você colocar o seu ponto de vista. Você tem essa habilidade do saber ouvir?
  2. Respeito: está relacionado com a consideração que se tem por alguém. A atenção e admiração são condições que estão sempre presentes quando falamos de respeito. Se você respeita o seu cônjuge, você é empático, ou seja, quando somos empáticos, fica mais fácil expressar afeto na relação. Sabemos que quando falamos em diálogo no relacionamento, muitos casais quando se propõe a conversar, ficam numa “eterna” disputa de quem fala\argumenta mais ou quem tem mais razão, acreditem, essa postura é desgaste para a relação e de certo vocês não conseguiram chegar a um consenso.
  3. Clareza e sinceridade: sabemos que estas duas características nem sempre se fazem presentes nos diálogos entre os casais. Percebo é que existe um movimento dos casais de “achar que seu companheiro(a) tem que adivinhar o que você quer falar, ou ele(a) deveria ter percebido que fiquei chateado com aquela situação”. Esse tipo de situação pode gerar aquele movimento de um dos membros da relação guardar tudo para si, tal movimento está relacionado com a sua maneira de lidar com as habilidades socioemocionais.  E como estão suas habilidades socioemocionais?
  4. Consciência: essas características expostas até aqui, você só conseguirá praticá-las, conscientizando-se da importância do diálogo para a relação. Deste modo é necessário que o ambos (casal) se permitam praticar a arte do dialogar de forma efetiva. Lembre-se esse movimento também vai de encontro com o seu bem-estar individual, logo afetando seu relacionamento de forma positiva.

Dialogar não é algo fácil.

Sabemos que dialogar não é algo fácil, quando você se comunicar com seu companheiro (a) é fundamental ter tempo de qualidade para este momento e compreender que a sua postura diante de um conflito será diferente da dele (a) e está tudo bem. Vocês são diferentes, e é no diferente que tem vida. Tente não cometer o erro de querer moldar o outro, essa postura tende a distanciar o casal. Cada um tem a sua própria maneira de se expressar e deve ser respeitado.

Quando a comunicação do casal é falha/incompleta, a convivência pode aos poucos, ficar demarcada por mágoas não ditas, conflitos mal resolvidos, que acumulados podem até gerar separação. É a falta de diálogo na relação se torna explícito na postura do casal diante de situações denominadas simples às mais complexas que os mesmos enfrentaram no seu cotidiano.  Sabemos que a vida a dois é um constante movimento de combinar e recombinar quantas vezes for necessário. Lembre-se que está num relacionamento é “caminhar juntos” fazendo ajustes, acordos e negociações diante das mais variadas fases que relação passará. Dialogar não é sobre falar de conflitos, mas também conversar sobre o seu dia, coisas boas como suas conquistas e planos.

Você sabia que muitos dos problemas conjugais têm origem nos déficits interpessoais? Por isso a importância você refletir como esta a sua capacidade em se comunicar e expressar os seus sentimentos.

Como está o diálogo no seu relacionamento? A terapia de casal pode ajudar a conquistar uma relação mais saudável.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.  

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress