Conheça as 5 fases do casamento.

Todos nós passamos por fases ao longo da nossa vida, no casamento não é diferente, é claro. Durante o casamento o casal experiência uma sucessão de etapas que são definidas pelo amadurecimento de ambos, como também cada um traz sua bagagem individual. Essas etapas dizem ao casal que desde o início da relação – quando ainda estão na fase da paixão e estão conhecendo um ao outro – até o momento em que depois de tantos anos caminhando lado a lado, o casal já tem passado por algumas fases e agora chega à etapa do envelhecimento e aqui se tem muito aprender um com o outro.

O diálogo efetivo e a sinceridade são as melhores ferramentas para se adaptar a cada nova fase que chegará para o casal. A confiança e cumplicidade são aspectos fundamentais que fortalecem a união do casal para que ambos aprendam e cresçam diante de cada fase que chega que necessita de ajustes.

Confira as 5 fases do casamento e em qual fase você está.

Fase da adaptação e transição

Os primeiros anos do casamento é caracterizado como o período que se estabelecem as bases da relação. Essa fase geralmente equivale aos três anos iniciais da relação onde o casal se adapta a sua nova condição que será necessário valorizar a comunicação e negociação para que seja possível ter harmonia no casamento. É aqui que começam a se estabelecer o projeto da família e se estabelecer metas conjuntas e também acontecem os acordos necessários em relação às suas famílias de origem, ou seja é uma fase que o casal começa ganhar a sua independência financeira e emocional para viverem juntos. Esse aspecto é fundamental para conquistar a autonomia necessária para conseguirem viver às etapas seguintes do casamento.

Nessa fase também é um momento onde o casal está em constante aprendizado sobre o outro e exige confiança, paciência e apoio de ambas as partes. Aqui se estabelecem regaras de intimidade importantíssimas para a manutenção saudável da relação.

Fase da chegada dos filhos e as novas formas de ajustes

Sabemos que com a chegada dos filhos haverá muitas mudanças na rotina do casal e agora muitos dos objetivos precisarão serem remodelados para serem colocados em prática. É nessa fase que a maioria dos casais se apropriam do papel e função de pais, o que implica em novas responsabilidades e organização de papeis. Essa etapa é importante evitar que o cuidado requerido pelas crianças ou as exigências do trabalho resultem em um distanciamento gradual entre o casal.

Fase da transformação

Essa fase se dá entre os 10 e 20 anos de casamento e pode ocorrer com a fase da adolescência dos filhos e provavelmente a entrada do casal na meia idade, que certamente o período de maior reflexão sobre a vida. Se nessa fase o casal estiver com saúde mental e física a relação terá mais chances de manter um relacionamento saudável.

A cada fase que o casal experiência é necessário usar a criatividade para encontrar novas maneiras de negociações e acordos agora em relação aos filhos e as novas questões que a relação exige. Não se deixem cair na rotina e esquecerem de fazer pequenos gestos do dia a dia que é importante para o seu companheiro (a).

Fase do ninho vazio e a nova adaptação do casal

Geralmente acontece entre os 20 e 35 anos de união. Com a partida dos filhos podem surgir sintomas físicos e mentais tanto nas mães como nos pais e isso independe de quem passou mais tempo com o filho durante o seu desenvolvimento. Essa é uma fase da vida do casal que pode causar vazio, tristeza, sentimento de culpa, entre outros sintomas ocasionando impactos na rotina e na relação do casal, podendo até levar a uma depressão.

A vida do casal neste momento ganha uma nova roupagem, pois os filhos já estão construindo suas vidas. Então é uma fase que o casal passa a ter mais tempo juntos, como no início do casamento, só que agora vocês estão mais maduros, então aproveitem e invistam mais tempo em vocês para que possam fortalecer a relação.

Fase do envelhecer juntos

Fase em que os casais já estão buscando por sua aposentadoria do trabalho, o que permite ao casal ter mais tempo juntos para poderem realizar atividade juntos, como viajarem, acompanhar o desenvolvimento dos netos e até darem um suporte para seus filhos, já que agora são os filhos que estão na correria do dia a dia.

Cada fase vivida pelo casal tem sua real importância para que consigam chegar nesta fase do envelhecer e poderem descansar e usufruir do que conquistaram ao longo dos anos.

 E você já sabe qual é a fase que está vivendo no seu casamento?

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.  

Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Esse texto é de caráter informativo, caso você esteja passando por algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um psicólogo especialista em terapia de casal para lhe ajudar a lidar com tais questões.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress