9 benefícios da terapia

O processo psicoterapêutico tem como objetivo promover uma saúde mental e emocional com mais qualidade. O Psicólogo ajuda o indivíduo a ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver seu real potencial de viver. O cliente/paciente precisa responsabilizar-se por seu processo para que a psicoterapia possa fluir e funcionar. Neste processo você aprende que refletir é o primeiro passo para que se possa a vir tomar uma Decisão e que esta depende de uma Escolha, e por fim, você se sinta capaz de gerar Mudanças do seu interior para o exterior. Está em terapia não é somente ir para a sessão, mas o que você faz com você, depois da sessão.

Comprometa-se e responsabilize-se pelo seu processo na terapia.

No processo psicoterapêutico tanto o terapeuta quanto o cliente precisam estar envolvidos no comprometimento dessa “caminhada”. Quando recebo um novo cliente em meu consultório uma das primeiras coisas que converso é sobre a importância da sua responsabilidade e comprometimento no seu processo psicoterapêutico para que este possa fluir saudavelmente. Desta forma aquele(a) que busca fazer psicoterapia precisa estar ciente e comprometido(a) com a sua melhora, participando ativamente do seu processo, de maneira a está determinado (a) á trazer para as sessões e para a sua vida seu esforço, paciência, confiança, verdade e coragem.

Gosto de destacar que a psicoterapia é uma ferramenta que pode lhe ajudar a desenvolver sua capacidade de auto gerenciar-se, de manter diálogos internos significantes para uma transformação positiva, adquirir autonomia, regular estados emocionais, desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, empatia, capacidade crítica, encontrar disposição de crescer com as intemperes da vida, resiliência e como resultado favorecer a saúde física e psicológica. A psicoterapia é para todas as idades e pode ser indicada diante de diversas situações.

Quando procurar por terapia?

  • Quando há conflitos que não conseguem resolver;
  • Quando se sente triste por algum período;
  • Quando tem problemas no trabalho, seja por relacionamento ou falta de concentração;
  • Quando se sente ansioso por algo que ainda vai acontecer;
  • Busca de autoconhecimento;
  • Autoestima baixa;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Compulsão alimentar;

Se você está passando por alguma dessas questões citada acima, isso pode ser um sinal ou um sintoma mais claro, de que a psicoterapia poderia ajudá-lo(a) a alcançar o seu bem-estar emocional. Permita-se buscar ajuda e juntamente com o seu psicoterapeuta construírem uma relação de empatia e confiabilidade para que o haja sucesso no seu processo psicoterapêutico.

Permita-se cuidar da sua saúde mental e emocional.

Quando você se permiti sair da sua zona de conforto, você pode se transformar.
Há aqueles desafios diários que muitas vezes você pode não se dar conta e aqueles desafios que você escolhe porque deseja alcançar ou realizar sonhos e projetos de vida.
Acredite, tanto os desafios diários, quanto os desejados são importantes para o seu crescimento.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress