O impacto da ansiedade na saúde.

Sabemos que a ansiedade e o medo caminham lado a lado e fazem parte dos nossos mecanismos de sobrevivências, ou seja, sentir ansiedade e medo é bem normal e necessário para a existência humana. Contudo, existe um tipo de ansiedade que está relacionada aos nossos impulsos, mas tem motivação nos valores culturais aos quais somos expostos desde muito cedo. Mas, tais valores se diferenciam em intensidade de acordo com a sociedade que o indivíduo está inserido.

Desde muito cedo percebemos que crianças aprendem a manifestar seus sentimentos muitas vezes por meio de recompensas materiais como guloseimas, brinquedos e uso dos tabletes e Smartfones. Do mesmo modo que vemos adultos enchendo crianças e adolescentes com questionamentos de como será sua vida no futuro. Assim, sabemos que o mundo contemporâneo, a urbanização, a cobrança da sociedade, a busca pelo ter de forma frenética se manifestam em situações cotidianas que geram ansiedade e transforma-se em ameaças e perigo que afetam a nossa saúde.

Mas o que é essa tal ansiedade e o transtorno de ansiedade?

Sabemos que a ansiedade caracteriza-se como uma resposta do seu corpo ao stress que você vivencia diante das situações diárias. A ansiedade manifesta-se como um estado emocional descrito por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos ruins. É importante ressaltar que nem sempre a ansiedade é uma doença. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento que pode lhe deixar paralisada. Assim dependendo da frequência e intensidade dos sintomas.

O Transtorno de ansiedade é uma doença causada pelo excesso de a ansiedade ou medo. O transtorno interfere no dia a dia da pessoa e também afeta diretamente o seu comportamento. Geralmente a intensidade do sintoma físico pode variar dependendo do grau e do estado de cada pessoa. Esses sintomas podem ser tão intensos que, muitas vezes, as pessoas buscam ajuda médica acreditando estar com problemas no coração ou em algum outro órgão.

Sintomas do transtorno de ansiedade:

  • Taquicardia;
  • Náuseas;
  • Sudorese;
  • Dores musculares;
  • Tremores;
  • Ondas de calor e calafrios;
  • Sensação de asfixia;
  • Fadiga e esgotamento;
  • Insônia;
  • Adormecimentos;
  • Cólicas abdominais;
  • Entre outros sintomas.

Dentre os sintomas psíquicos de maior destaque manifestam-se insegurança, medo, tensão, irritabilidade, dificuldades de concentração, nervosismo, sensação de estranheza e mal estar. Dessa forma a ANSIEDADE apresenta sintomas emocionais, fisiológicos, comportamentais e cognitivos.

A preocupação é um sentimento significativo que faz parte das crises de ansiedade. Á medida que os sintomas físicos vão aumentando, o psicológico entra em estado de alerta e tensão. Nesse momento, o fluxo de pensamentos é bem maior e o conteúdo desses pensamentos é sempre negativo.

Tipos de ansiedade.

Sabemos que a ansiedade possui suas variedades, veja quais são.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) caracterizado como um transtorno psiquiátrico caracterizado por um constante sentimento de preocupação e medo que interfere na vida diária.

Transtorno do pânico, o indivíduo apresenta breves ataques de intenso terror e apreensão, muitas vezes marcados por tremores, confusão, tontura, náuseas e dificuldade para respirar. Quando a pessoa está tendo um ataque de pânico sente sensações de medo ou desconforto, que surgem abruptamente em menos de dez minutos e podem durar algumas horas.

Já ouviu falar em agorafobia é a ansiedade específica sobre estar em um lugar ou situação onde a fuga é difícil ou embaraçosa ou onde a ajuda pode estar indisponível. Agorafobia está fortemente ligada ao transtorno do pânico e é muitas vezes precipitada pelo medo de ter um ataque de pânico. 

Quais as consequências da ansiedade na sua vida?

O transtorno de ansiedade quando não é tratada pode acabar afetando a vida do indivíduo nos mais variados aspectos, trazendo consequências no trabalho, nas relações conjugais e até mesmo no corpo contribuindo muito para o agravamento do quadro de ansiedade.

Relações sociais – Para uma pessoa com transtorno de ansiedade quando se depara com situações sociais comuns e do dia pode sentir tanta ansiedade, medo e autoconsciência que o isolamento parece ser um alívio.

Relações conjugais e familiares – O desgaste nas relações conjugais e familiares ocorre em relação a como a pessoa ansiosa demonstra suas emoções e comportamentos. Como ela vê as coisas de forma negativa acaba tendo dificuldades de buscar novas formas de se ajustar criativamente.

Desempenho profissional – O transtorno de ansiedade pode provocar um grande impacto no trabalho. Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente citam situações difíceis como: cumprimento de prazos, manter relações pessoais, participar de reuniões, lidar com as adversidades e imprevistos do dia a dia, entre outras questões.

Desempenho acadêmico – A ansiedade também pode afetar o desempenho acadêmico, uma vez que a pessoa ansiosa pensa e trabalha com menos eficiência, o que pode influenciar consideravelmente sua capacidade de aprendizado, pois a capacidade de atenção fica alterada.

Questões relacionadas ao corpo – A ansiedade pode ser capaz de controlar aspectos de sua vida, como sua alimentação, distúrbios do sono que são caracterizados por características anormais de sono que interferem no funcionamento físico, mental e emocional.

Questões relacionadas à vida sexual – A relação que a ansiedade tem com a libido, vida sexual é mais comum do que você possa imaginar, visto que cada pessoa experimenta as consequências da ansiedade de forma diferente.

E como trata a ansiedade?

Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade através do tratamento psicoterapêutico, psiquiátrico e outras técnicas mais naturais como: Meditação que é uma prática da mente e corpo na qual os indivíduos são instruídos a ficar atentos a pensamentos, sentimentos e sensações de maneira não julgadora.  A ioga uma prática de mindfulness que combina meditação, posturas físicas, exercícios respiratórios e uma filosofia própria. Essas práticas naturais mostraram-se úteis na redução de alguns sintomas de ansiedade.

Como controlar a ansiedade?

Todos os seres humanos sentem ansiedade em algum momento da vida e está tudo bem. Apesar de ser normal sentir um pouco de ansiedade com situações difíceis e preocupações com a vida, às vezes pode ser difícil lidar com ela, gerando aquela sensação de estar sobrecarregado. Veja algumas estratégias que podem ser muito úteis para a pessoa no momento de crise:

  • Quando a crise começar tente não focar sua atenção nas sensações que este sentido no momento;
  • Se estiver em casa procure um lugar calmo e tente sentar ou deitar de preferência escutando uma musica calma e relaxante;
  • Lembre-se que a crise não durará para sempre e ela passará;
  • Respire fundo e vá soltando aos poucos o ar que enche os seus pulmões;
  • Um banho quente também pode ajudar a relaxar;
  • O exercício físico e uma alimentação saudável também contribui para você melhorar;
  • Quando a pessoa tem o apoio da família ajuda muito o paciente no seu processo;
  • Lembre-se quanto mais você conseguir relaxar mais rápido a crise irá passar.

É importante ressaltar que é fundamental buscar ajuda profissional tanto do psicólogo e psiquiatra que geralmente trabalham juntos para o bem-estar do paciente e também em parceria com a família, em muitos casos se faz necessário fazer uma psicoeducação para que possam entender e compreender mais do transtorno de ansiedade.

O impacto do transtorno de ansiedade na vida de uma pessoa se não for tratado pode ser devastador. Busque ajuda e viva melhor.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.  

Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress