A frustração caracteriza-se como um sentimento que nos acompanha ao longo da vida quando idealizamos situações como gostaríamos que fosse, ou melhor, quanto mais expectativa você cria diante de uma circunstância maior a possibilidade de se frustrar. O sentimento de frustração é normal, afinal as razões que movem as pessoas a se sentirem frustradas são ás mais variadas e cada indivíduo reagirá de uma forma, de acordo com a sua história de vida.
Sabemos que muitas vezes as frustrações serão inevitáveis na nossa vida e está tudo bem. A questão é como você se ajusta diante de situações de frustrações para assim descobrir formas de lidar com esses momentos e poder recomeçar. Frustração pode causar sentimentos e emoções como raiva, stress, decepção, agressividade, revolta, depressão, falta de motivação e autoestima e autoconfiança rebaixada. O sentimento de frustração apresenta-se nas mais variadas situações que vivenciamos no dia a dia como:
- Querer ser reconhecido pelo seu companheiro (a);
- Não recebimento de uma promoção no trabalho;
- Quando os seus desejos idealizados não saem como você gostaria;
- Conflito nas suas relações familiares, seu relacionamento e de amizade;
- Não conseguir se posicionar nas suas relações;
- Não ter conseguido realizar um projeto ou meta.
Quando não conseguimos lidar com situações como estas que são intrínsecas á nossa existência nos deparamos com comportamentos de evitação, fuga e desamparo.
Agora, imagina se toda a vez que você se frustra com algo, você deixa de fazer, dá continuidade ou concluir aquele projeto, conversa importante com seu parceiro (a). Por isso, aprender a lidar com a frustração lhe proporcionará benefícios lhe promovendo autoconhecimento, quando você conhece seu funcionamento, logo você tem uma habilidade de lidar com suas experiências frustrantes. Não entrar em contato com suas frustrações, com como você se sente não só pode dificultar as coisas, mas também contribuir ainda mais para o sentimento de frustração.
Quando evitamos a frustração acabamos entrando em contato com consequências negativas e podendo levar a doenças mentais e físicas graves. Todavia, quando aceitamos a realidade dos fatos, acreditamos em nossa capacidade de realização e agimos com maior resiliência. Cada experiência tem a oportunidade de mudança, uma chance para fazer diferente. O primeiro passo é compreender suas ações, o sentido delas para depois agir de forma criativa. Deste modo transformando o sentimento de frustração em motivação.
Você sabia que a frustração é um sentimento de impotência quando algo que era esperado não acontece. Ela ocorre quando a nossa expectativa ou desejo não é satisfeito. Lembre-se quando você se sentir frustrado de refletir sobre as seguintes questões.
- Não se tem controle sobre as coisas que acontecem;
- Pensar sempre de forma negativa não ajuda;
- Acredite nossos desejos não giram em torno de nós;
- Nem tudo depende exclusivamente de você;
- Errar é normal, você pode aprender e fazer melhor;
- Determine expectativas realistas;
- Entre em contato com suas frustrações para que você possa se ajustar;
- Permita-se buscar pedir ajuda, a terapia pode lhe ajudar a trabalhar tais questões.
Trabalhe suas frustrações, enfrente-as, viver é um constante desafio. Aceite os seus erros, busque fazer novamente de forma melhor, entenda nem tudo depende de você, mas superar suas frustrações depende SIM de você.