A adolescência é uma fase que marca a transição da infância para a idade adulta. Durante esse período, o corpo e ideias passam por intensas transformação, e como é tudo ao mesmo tempo, torna-se normal que aconteçam conflitos internos e externos. Com tudo, sabe-se que muitos adolescentes podem experienciar a sensação de dificuldades, todavia, isso não é considerado como regra, pois cada indivíduo tem uma experiência única de vida.
É fundamental que haja diálogo, carinho e confiança no contexto familiar, educacional para que a adolescência venha a ser mais leve, e que este adolescente possa fortalecer sua autoestima. Assim é a adolescência aquele período de indefinição entre não ser mais criança e começar a ser adulto gera muitos enfrentamentos psicológicos, como por exemplo, a necessidade de desenvolvimento da autonomia e a construção de uma identidade, inclusive sexual. Com tudo isso acontecendo e perpassando sua vida, é sabido que acarreta novas emoções e percepções.
Adolescência a fase de grandes descobertas e confusões.
Sabemos que a adolescência é uma fase no qual se busca por uma identidade e um sentindo pessoal, fase de mudanças e transformações constantes, e a autoestima vai se construindo ao longo deste processo de desenvolvimento, correspondendo a fatores genéticos, sociais e culturais. Falar de autoestima, também é falar de autoconceito que se caracteriza uma autoavaliação que fazemos de nós mesmos, abrangendo pensamentos, sentimentos e experiências vivenciadas ao longo da vida, podendo ser positiva ou negativas a consideração que tem de si mesma.
Quando se pede para um adolescente que descreva
a si mesmo, ele o fara baseado em fatores externos, aparência física, como o
Outro o vê e sua capacidade intelectual.
Adolescente com alto autoestima sentem-se
amados, são otimistas, conseguem reconhecer seus pontos fortes e fracos e
possuem estabilidade emocional. Já o adolescente que está com baixa autoestima
se considera inferiores aos outros, não tem confiança em si mesmos, sentem -se
inseguros e com medo de enfrentar seu cotidiano. Autoestima baixa pode gerar
quadros preocupantes como ansiedade, depressão, entre outros.
Sabia que terapia pode ajudar você a compreender melhor seus sentimentos e emoções.
Psicólogo pode ser uma figura de apoio fundamental na resolução ou alívio dos conflitos e no auxílio das escolhas que o adolescente enfrenta, contribuindo para que todo seu potencial seja aproveitado. O psicoterapeuta precisa estar atualizado sobre a época em que o adolescente vive, quais as situações sociais em que ele está envolvido, sua linguagem e influências culturais, isto é fundamental pois o Adolescente reflete um mundo em constante mudança, é preciso portanto compreender esse mundo, caso contrário dificilmente o adolescente irá se abrir para a relação terapêutica e para um vínculo saudável.
É possível trabalharmos com Adolescentes tanto em psicoterapia individual, familiar e em grupo e neste caso eles buscam superar seus conflitos e dificuldades apoiando-se mutuamente. Apontamos também para as problemáticas que se deparam nessa fase do desenvolvimento, como sintomas de ansiedade e depressão relacionados ao desempenho escolar, imagem corporal, formação de identidade, sexualidade, agressividade, relações familiares, entre outras pressões externas que podem ser extremamente desorganizadoras em sua vida psíquica.
A importância do acompanhamento da família no processo psicoterapêutico do adolescente
Outro fator fundamental a orientação aos familiares do adolescente, pois costumam surgir dificuldades para lidar com os filhos nessa fase. Muitas vezes são os adultos que acabam levando seus filhos ao psicoterapeuta, mas pode ocorrer do próprio adolescente procurar ajuda psicológica para resolver seus conflitos. Adolescência fase de descobertas, é preciso ser cuidada. Durante o processo de psicoterapia do adolescente faz-se necessário que o terapeuta esteja em comunicação direta com os pais/responsáveis quando for necessário. Também pode acontecer de ter alguma sessão com os pais/responsável e adolescente, tudo isso ocorre sendo acordado entre as partes.
Como está a sua saúde emocional?
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se a vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.