Por que muitos casais tem dificuldades em tomar iniciativa sexual?

A intimidade sexual não está relacionada apenas ao momento do ato sexual, mas principalmente a forma como o casal se trata no dia a dia influenciará de maneira positiva a frequência e o bem estar em se relacionar sexualmente. Casais que vivem conflitos e desentendimentos constantes podem ter uma maior probabilidade de se afastarem, logo afetando a intimidade emocional e sexual da relação.

O aspecto sexual da vida do casal envolve muitas variáveis, como, por exemplo, a comunicação, sintonia, confiança, parceria e troca de afeto no cotidiano são elementos essenciais para que a fluidez e a intensidade da desenvoltura sexual ocorram e sejam satisfatórios para ambos.

Em minha prática clínica, muitos casais trazem como demanda que a vida sexual esfriou ao longo do tempo e que o (a) seu (sua) companheiro (a) está distante, parece não ter mais interesse e quando a intimidade sexual acontece é só um que procura. Quando o relacionamento se encontra nessa fase, certamente ele já está desgastado em aspectos simples e que provavelmente afetará o aspecto sexual. Ocorre que se o casal se trata bem e com carinho haverá mais disponibilidade e acolhimento para o sexo.

Você já parou para pensar a respeito do aspecto sexual no seu relacionamento? Está tendo qualidade nesse momento de intimidade? Você toma iniciativa de procurar o (a) seu (sua) companheiro (a) para fazer sexo? Vocês conversam sobre sexo?

Sabemos que muitas vezes não paramos para refletir sobre tais aspectos e não nos permitimos questionar se o sexo está sendo bem vivido. Será que é mais fácil deixar as coisas como estão? Não procurar conversar e melhorar o que está gerando desconforto no relacionamento pode no futuro trazer mais desconforto para o casal fazendo com que vocês se afastem.

Contudo, muitos casais apresentam dificuldades em dar o primeiro passo para a intimidade sexual acontecer, obviamente que às vezes um mais que o outro, e tal movimento afetará a relação, pois o que sempre toma a iniciativa pode ao longo do tempo não se sentir desejado e também se cansar.

Diante desse problema que o casal possa manifestar é importante que ambos se esforcem para começar a conversar a respeito, não esqueçam que é através do diálogo que vocês vão conseguir alinhar e resolver tais questões.

É mais comum o homem ou a mulher apresentar dificuldades em ter iniciativa no momento do sexo?

Bom, sabemos que culturalmente o homem é visto como o que tem que tomar a iniciativa na hora do sexo, ou melhor, é o predador e a mulher é o “sexo frágil” que precisa esperar o homem procurá-la. A partir desses tabus e estigmas que fomos arrastando ao longo do tempo é necessário que possamos desconstruir que o papel do homem e da mulher não precisa ser determinado com tanta rigidez. Podemos ver que tanto o homem quanto a mulher apresentam comportamentos que foram sendo introjetados ao longo da nossa história e que acabam nos impendendo e nos bloqueado para termos mais atitudes no relacionamento sexual.

No entanto, diante do aspecto cultural e da sua história de vida, muitas mulheres podem manifestar uma maior hesitação em tomar iniciativa de procurar o seu parceiro para ter intimidade sexual. Neste sentido, se tais dificuldades estão lhe impedindo de ter mais harmonia e saúde no seu relacionamento é interessante vocês buscarem ajuda de um profissional para que possa lhes auxiliar a trabalhar tais questões que emergem como conflito.

Aspectos que podem melhorar a vida sexual do casal

Sabemos que quando essa dificuldade se manifesta na relação é importante que cada um possa tentar conversar a respeito dos seus anseios e dúvidas. Essa é uma das formas que vocês podem tentar compreender como é para cada um a intimidade sexual.

Outro aspecto importante é vocês verem a possibilidade de tentarem sempre inovar o momento do sexo, como também podem entrar num acordo em que cada um pode tentar tomar a iniciativa quando esse momento acontecer. Quando falo tomar iniciativa, não se restringe apenas ao começar o ato, mas sim, durante todo o processo da intimidade sexual.

Permitam-se sair da rotina, não esperem datas especiais para que possam ter momentos diferentes e inesquecíveis na relação. Uma viagem de um final se semana, aquela saída para um motel e jogos eróticos podem ser opções interessantes para apimentar a intimidade sexual na relação.

O mais importante é que ambos possam se sentir bem nesse momento, por isso, a necessidade de vocês se permitirem conversar a respeito deste aspecto tão significativo no relacionamento.

Lembrem-se de que para a intimidade sexual fluir de maneira saudável vocês precisam estar bem com vocês mesmos e com o outro, ou seja, a relação tem que estar saudável e em harmonia.

Busque ajuda de um Terapeuta de Casal e conquiste uma relação mais saudável e feliz.

Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.

Esse texto é de caráter informativo, caso você esteja passando por algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um Psicólogo especialista em terapia de casal para lhe ajudar a lidar com tais questões.

Gostou do Artigo? Compartilhe ele!

Psicológa Gilmara Souza

Começo dizendo para você que está aqui e agora que Amo o meu trabalho e o realizo com Amor, Dedicação e Respeito. A minha função como profissional e cidadã é lhe ajudar a Viver melhor.

Últimos Artigos

plugins premium WordPress