Sabemos que estar numa relação é aprender a lidar com as diferenças do outro, e claro, entender que é normal e saudável cada um ter seus sonhos e objetivos individuais. Contudo, haverá interesses comuns e individuais que certamente poderão gerar conflitos na relação.
Você já deve ter passado por uma situação na sua relação em que seu cônjuge não tem o mesmo interesse que você em determinado aspecto, como o de não querer ter filhos. E agora, o que fazer diante dessa descoberta?
Conversem com clareza a respeito do assunto
Geralmente, no início da relação, o casal tende a falar dos interesses um para o outro e o assunto sobre ter filhos sempre surge mesmo que de forma mais sutil. O fato é que o casal realmente necessita conversar sobre essa questão antes de pensarem em casamento para que, no futuro, não se torne um conflito.
Na realidade, a melhor maneira de se resolver esse impasse – ter ou não ter filhos – claro, é através do diálogo, um buscando entender o outro e quais os seus motivos de querer filhos ou não. É obvio que essa tarefa não é fácil, mas com diálogo efetivo e respeito, é possível sim, o casal chegar a um acordo que seja satisfatório para ambos.
Não quero ter filho porquê…
Sabemos que a chegada de uma criança é algo maravilhoso na vida de um casal, mas também sabemos que a rotina do casal mudará completamente, claro, agora é preciso que haja uma organização da rotina de ambos em função da criança. E muitas pessoas não querem ter essa responsabilidade e acreditam que também não terão mais tempo para seu cônjuge, porque a atenção agora será distribuída entre você e o filho.
É claro que tem pessoas que não querem ter filhos de forma alguma, haverá outras que irão querer se planejar e se organizar financeiramente para conseguir colocar em prática esse plano. Em algumas relações, a idade do(a) companheiro(a) será posta em “xeque”, pois esse é um fator que com certeza influencia bastante para ter filhos. Há casais que querem aproveitar ao máximo a fase de “viver só os dois” e, nesse passo, cada um buscando crescimento profissional.
Seja qual for o motivo de não querer ter filho, é importante que você converse abertamente com seu cônjuge.
Como essa questão pode afetar a relação?
Se após algumas conversas sobre o assunto de ter filhos, ainda continuar o impasse de um querer e o outro não, é importante que o casal procure ajuda de um profissional que possa lhes ajudar a trabalhar e a lidar com essa questão, pois a essa altura já é um conflito que está causando desconforto para ambos. A terapia de casal poderá trazer clareza para o casal sobre essa questão e vocês aprenderão a se escutar verdadeiramente de maneira a conseguirem se resolver.
Mas, caso o casal não consiga alinhar essa questão, é necessário que ambos possam analisar como isso afetará a relação a longo prazo, visto que provavelmente esse assunto retorna vez ou outra. O que deseja ter filhos pode sentir que está deixando de lado seu sonho se continuar na relação e o que não quer ter filho pode se sentir culpado por não sonhar junto com seu cônjuge e deixá-la(o) triste. Por isso, é fundamental que independente da decisão que o casal tome, seja consciente e que não traga sofrimentos para nenhuma das partes.
E você, já conversou com o seu cônjuge a respeito de ter filho? É um desejo de ambos ou não?
Conversem sobre o assunto e, se não estão conseguindo lidar com a questão, busquem ajuda de um Terapeuta de Casal.
Gostou do Artigo? Compartilhe com outras pessoas.
Sinta-se à vontade para comentar e falar da sua Experiência acerca do Tema. Responderei assim que possível.
Esse texto é de caráter informativo, caso você esteja passando por algum desses conflitos no seu relacionamento, permita-se buscar um psicólogo especialista em terapia de casal para lhe ajudar a lidar com tais questões.